Olá.
Certa vez um amigo me disse: “Nós teólogos amamos música, mas os músicos não amam a teologia”. Ele esta certo.
Estava na igreja, e um domingo desses, a equipe de louvor cantou a música OLHA PRA MIM (Ministério Apascentar de Nova Iguaçu). Complicado. Sentei no banco e fiquei olhando.
Esta é uma musica que contém erros teológicos graves.
Vamos a dois deles:
1º - A música diz: “Olha pra mim porque eu preciso do teu olhar”.
Você já amou alguém? Dá pra esquecer-se da pessoa amada? Dá para não percebê-la?
Se nós, sendo tão falíveis, não ignoramos a pessoa amada, o que dizer de Deus, com seu amor perfeito?
A Bíblia diz:
Jeremias 31,3b - “Com amor eterno eu te amei; por isso, com benignidade te atraí.”
Romanos 8,35; 38-39 - “Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?... Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.”
O autor desta música ainda não compreendeu a profundidade do amor de Deus. E confunde o amor de Deus com o amor humano, cheio de imperfeições.
2º - Quanto mais lermos a bíblia e a praticarmos, seremos moldados a semelhança de Jesus. Pareceremos-nos com o Deus que servimos. Mas existem três características de Deus que jamais possuiremos: Onipotência, Onipresença e Onisciência. Esta música consegue negar duas destas três características divinas – Onipresença e Onisciência.
Salmos 139,8-10 – “Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá.”
Mateus 6,8 – “Não vos assemelheis, pois, a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais.”
Salmos 139,23 – “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos”
João 7,15 – “Então, os judeus se maravilhavam e diziam: Como sabe este letras, sem ter estudado?” (Ele sabe todas as coisas!)
O Deus da Bíblia está presente em todo lugar e Ele sabe todas as coisas, inclusive aquilo que eu tanto preciso.
Dá pra cantar esta musica? Não dá.
Para nós que amamos a Palavra, e a buscamos com todo coração para aprender mais de Deus, torna-se missão impossível cantar isso. E ainda chamam isso de louvor a Deus. Será que Deus esta sendo realmente louvado?
Vale a pena pensar sobre isso.
Deus o abençoe.
Tenha uma boa semana.